top of page
Buscar

Como evitar lesões no crossfit

Veja como baixamos o índice de lesão de nossas unidades próximo a 0, para te ajudar na hora de escolher um box.


É comum ouvirmos de todos os lados que o crossfit é perigoso, que machuca, que tem grande risco de lesões e diversas outras afirmações que são feitas com base em algumas experiências desastrosas, mas não refletem a verdade. Neste artigo explicaremos como nós do Studio Cross levamos nossos índices de lesão próximo a 0.

Toda e qualquer atividade esta sujeita a lesões, mas existem alguns fatores que com uma boa orientação podem ser facilmente evitados.

Alguns fatores são responsáveis pelo alto índice de lesões em alguns praticantes e box de cross são eles:

Má qualidade na execução do movimento;

Todos exercícios de caminhar a piruetas da ginastica artística existe uma técnica correta por trás, e a má execução de algum movimento pode gerar lesões de diversos níveis. No Cross os exercícios mais nocivos são os levantamentos olímpicos que exigem muita técnica, coordenação e força. Por isso é importante que haja uma evolução na forma de realizar os movimentos, começando com movimentos mais simples e evoluindo gradativamente.


Cargas muito altas Assim como na musculação o incremento de carga é fundamental para que haja uma melhora na qualidade muscular, porem antes de partirmos para cargas mais pesadas a técnica precisa estar correta, e o corpo precisa estar preparado. É muito comum vermos pessoas que conseguem erguer grandes cargas mesmo sem nunca ter praticado, porem o corpo humano tem toda uma estrutura que precisa ser preparada. Muitas vezes o musculo é forte, mas os tendões e ligamentos estão fracos, e se forem submetidos a treinos intensos com altas cargas podem vir a sofrer lesões. No início o ideal é manter uma carga mais leve e trabalhar com um número maior de repetições o famoso treino de resistência muscular localizada. Este tipo de treino tem o potencial de gerar adaptações positivas sobre estruturas como tendões cartilagens e ligamentos.

Erros na periodização de treinos A periodização é a organização dos estímulos de treino, visando a melhor forma física em um determinado período, para atletas o período da competição. Porem indivíduos que não são atletas também devem ter seus treinos periodizados e esse talvez seja um dos erros mais comuns no mundo do treinamento físico e do crossfit, os treinos são pensados sempre aumentando o nível de dificuldade, a carga, a intensidade e etc. Não existindo uma periodização.

A periodização não deve ser exclusividade de atletas, e deve ser composta por 3 fases que chamamos de macrociclo, mesociclo e microciclo. Dentro de cada fase deve conter diferentes estímulos como treinos de resistência, força, potencia, recuperação, agilidade coordenação motora, técnica e etc. A periodização garante o melhor desempenho com o menor risco, e ela é de inteira responsabilidade do seu treinador, nossos Headcoach estão preparados para organizar os treinos da melhor forma possível.


Não descansar Muitas vezes ficamos empolgados com os resultados dos treinos e queremos mais, mas o descanso é fundamental para garantir a melhor forma física. Ou você nunca ouviu que os músculos crescem no repouso? Nós do Studio Cross recomendamos treinar 2 ou 3x por semana devido a alta intensidade do treino.


Competitividade.

Alguns Box estimulam muito a competição entre os alunos, assim como a participação em eventos, mas não podemos esquecer que 99% das pessoas que buscam a pratica de exercícios não são atletas, e a grande maioria inclusive inicia a pratica partindo do sedentarismo, e os treinos precisam ter como foco o objetivo individual de cada aluno como saúde, emagrecimento, hipertrofia em fim, a competição é legal e nos estimula mas aqui no Studio ela fica em segundo plano, pois o nosso foco é no seu objetivo. Ainda não se sente seguro(a) pra escolher um box sozinho(a)? é facil, clique aqui escolha a unidade mais próxima e garanta a melhor qualidade no seu treino!

 

Bruno Nabarro Head Coach no Studio cross 8. Bacharel em educação física e saúde pela USP, mestre de taekwondo. Atua ha mais de 5 anos

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page