top of page
Buscar

Exercícios para prevenção e tratamento de lombalgias.

A estabilização segmentar como tratamento para a lombalgia é realmente eficaz?


A lombalgia provoca dor no final da coluna, ela pode ser classificada como crônica ou aguda, na aguda a dor permanece por menos de 6 semanas e está associada a má postura e falta de força na região lombar. Já a crônica permanece por mais de 12 semanas, e sua causa nem sempre é identificável, podendo estar associada a hérnia de disco e outros problemas.

O excesso de peso também influencia a presença da dor no final da coluna, porque além da alteração do ponto de gravidade, existe uma maior flacidez e distensão do abdômen.

Em caso de dor ou incomodo na lombar durante a pratica de exercício físicos avise o seu professor ele ira te orientar da melhor forma possível.

Mas a pergunta é, que tipos de exercícios podem ser usados no tratamento da lombalgia?


Estudos recentes comprovam a eficácia da estabilização segmentar como tratamento para a lombalgia, sendo menos lesiva por ser realizada em posição neutra. Pesquisas sugerem que, sem a ativação correta dos estabilizadores profundos do tronco, as recidivas do quadro álgico são notadas com muita frequência.

A literatura estabelece um elo entre lombalgia e escasso controle dos músculos profundos do tronco, em especial o multífido lombar e o transverso do abdome; estudos também indicam os músculos quadrado lombar e diafragma como estabilizadores lombares. Propõem-se assim exercícios de contrações isométricas sincronizadas, sutis e específicas, que atuam diretamente no alívio da dor por meio do aumento da estabilidade do segmento vertebral.


Referência:

França, F., Burke, T., Claret, D., & Marques, A. (2008). Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios . Fisioterapia E Pesquisa, 15(2), 200-206.

Curtiu nosso post? Continue acompanhando nosso blog!


 

Lucas Zilli Lordello Coach no Studio cross 2. Bacharel em educação física pela FMU, pós graduado pelo Hospital Israelita Albert Einsten. Atua no mercado a mais de 3 anos com foco na qualidade de vida e emagrecimento.




89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page