top of page
Buscar

Hidratação e performance esportiva.

Você controla a sua hidratação, ou bebe água intuitivamente? Aprenda potencializar sua performance ajustando apenas essa variável.


Você sabia que os músculos são formados por aproximadamente 70-75% de água?


A maioria dos profissionais de saúde orienta o consumo médio de 2 litros ao dia para o equilíbrio metabólico. Mas até que ponto a baixa ingestão de água pode afetar o seu rendimento?


A fisiologia da hidratação compreende inúmeros mecanismos como regulação da temperatura corporal, percepção de esforço, frequência cardíaca e concentração de lactato.


A necessidade de água varia individualmente sendo influenciada pelo peso corporal, características da atividade física e duração da sessão mas a média de consumo se mantém entre 30 a 35mL/kg/dia. Mas o melhor marcador para a hidratação é a coloração da urina, o ideal é que todas, exceto a primeira urina do dia, sejam transparentes.


O atleta não pode depender da sede para iniciar a reposição hídrica durante o exercício pois muitas vezes, a sede pode não ser um estímulo suficiente para manter o estado normal de hidratação.


A desidratação reduz até 7% da massa corporal e de acordo com a Universidade Americana de Medicina do Esporte (ACSM), uma desidratação de mais de 2% do seu peso pode afetar significativamente a performance – a perda de 1% de liquido do corpo já leva à uma redução de 2% na produção de energia. Ela acentua o estresse do exercício físico, eleva a temperatura corporal e causa redução do volume sanguíneo, tornando o atleta mais suscetível à hipotensão postural, redução do fluxo sanguíneo para os tecidos resultando em baixa capacidade aeróbica e colapso.


A água funciona como um lubrificante para os músculos e articulações, protegendo-as e permitindo a atuação adequada da musculatura. Uma hidratação adequada pode ajudar a prevenir dores nas costas e nas articulações em até 80%.


A ingestão excessiva de líquidos durante o exercício com uma velocidade maior que a capacidade dos rins em eliminá-la é muito prejudicial pois favorece hiponatremia (queda anormal da concentração de sódio no sangue). A manutenção desses baixos valores afeta o equilíbrio osmótico causando uma rápida entrada de água no cérebro gerando confusão mental e uma série de respostas neurológicas.


O ideal é bebericar água ao longo do dia, cerca de 250 ml por vez, inclusive 30 minutos antes de uma sessão de treinamento.

Fique atento! Quando você sente sede, você já está desidratado.

 

Equipe Studio Cross Rede de studios especializada em treinamento funcional e cross com quase 10 anos de atuação no mercado fitness.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page