top of page
Buscar

Massagem de liberação miofacial nos pés.

Como acabar com aquela dorzinha chata na sola dos pés.

Sabe aquela dorzinha chata na planta do pé que incomoda o dia todo? Ou ao final do dia após ficar o dia inteiro em pé, usando aquele salto que machuca só de pensar? Então, existe uma técnica que auxilia na prevenção e no relaxamento, contribuindo na melhora da dor e até na flexibilidade. 

Já ouviu falar de LIBERAÇÃO MIOFÁSCIAL?

A liberação Miofáscial (LMF) é uma técnica que atua na mobilidade manual da fáscia, tecido conjuntivo fibroso que envolve o músculo, com o intuito de aumentar a amplitude de movimento (DADEBO et. Al. 2004). A liberação miofacial aplica pressão em alguns pontos no corpo e ajuda a relaxar e alongar o músculo. 

Qual o significado de Miofáscial ? 

Mio=músculo 

Fáscia=tecido conjuntivo (membrana do tecido conjuntivo localizado a baixo da pele e promove o deslizamento do músculo durante o exercício).

A LMF não tem um momento específico do dia para ser feita, pode ser aplicada em qualquer momento, os benefícios de fazer a técnica além de potencializar a prática de atividades físicas auxilia na preparação do músculo e melhora a postura, flexibilidade e estimula a circulação sanguínea. 

Benefícios: 

1- Libera as tensões e dores musculares crônicas;

2- Libera o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;

3- Melhora a circulação e a respiração;

4- Aumenta a consciência corporal;

5- Promove o bem-estar;

6- Libera e ativa os músculos.

As grandes causas das dores podem estar relacionadas aos movimentos, treinos intensos, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto, estresse e desgaste emocional. 

Mas lembra aquela dor na sola do pé que falamos la no inicio? A dica de hoje para aplicação da técnica nos pés com a ajuda de uma bolinha de tênis. Fazer liberação miofacial na planta dos pés com o auxílio da bolinha de tênis, além de ser fácil e rápido, permite trabalhar de uma forma tridimensional mais específica e profunda. Método: Sente em uma cadeira confortável que te permita encostar a sola de ambos os pés no chão, preferencialmente com as costas encostadas no encosto da cadeira. Posicione a bolinha de baixo do pé, no arco plantar. Movimentando a perna pra frente e pra trás rolando a bola por toda a extensão do pé. Se você sentir um ponto um pouco mais dolorido, insista neste ponto com movimentos mais curtos.

Tá esperando o quê? Corre lá e experimenta! Quer se aprofundar mais no assunto? clique aqui e confira esse outro post que fizemos sobre o assunto.

Lembre-se sempre de consultar o médico ou um profissional de educação física especializado. 

 

Carine Aparecida Coach na unidade 8, educadora física, atleta de futebol americano.

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page