Hoje, dia dos professores, nosso post vem pra homenagear eles que nos ajudam diariamente a sermos nossas melhores versões.
Ao coach, com carinho.
Mais do que kettlebells, anilhas ou argolas, a essência e a qualidade do treinamento repousa no coach. Ele, às vezes, é o carrasco que te faz pagar burpees pelo atraso, mas também é o ombro amigo para aqueles momentos de dúvidas ou incertezas. Por essas e outras, o treinador é quem aproxima o CrossFit dos esportes e artes marciais enquanto o distancia da academia convencional (onde a palavra do aluno é ordem, mas também ecoa solitária aos quatro ventos sem ajuda, apoio ou orientação).
Contrariamente, na nossa metodologia, isto não existe. Você percebe que a disciplina transmitida no box não é sadismo ou abuso, e sim fruto da preocupação exclusiva com cada um que faz parte do box.
O coach é muito mais do que somente aquele cara com camiseta do box e PVC na mão, anotando resultados na lousa. Ele é a base dos treinamentos, da melhoria, e é aquele que dá a cara e a qualidade ao box, ao mesmo tempo que também carrega todas as responsabilidades que vêm junto. Ele merece nosso respeito, admiração e, com certeza, esta homenagem.
Embora seja o caso em alguns boxes do país, o coach não necessariamente precisa ser o melhor atleta do box ou um atleta de elite. Não que não deva ser, já que muitos dos nossos melhores atletas também são excelentes treinadores. Nisto não há regra. A regra está na capacidade técnica e didática do profissional, no empenho e na seriedade com as quais trata seu trabalho. Como muitos sabem e muitos outros vão aprender com o tempo, diplomas na parede servem apenas como decoração quando não são correspondidos por aperfeiçoamento prático.
O coach, precisa treinar tão ou mais do que seus alunos e se atentar aos detalhes que seus pupilos tendem a esquecer, pois é ele quem será o exemplo que seus alunos vão se comparar. O bom coach tem vivência na metodologia e muitos e muitos WODs na bagagem. Só assim saberá orientar com precisão e ensinar com repertório. Ele entende a mecânica dos movimentos, assim como os erros mais comuns e suas correções.
Mais ainda, o bom coach não é aquele que apenas ensina fazendo. Para isto já há milhões de vídeos na internet para os alunos assistirem. O bom coach vai além do piso emborrachado do box. Vai além do movimento e do WOD. Ele reprime enquanto encoraja e desafia enquanto inspira. Conhece cada um de seus alunos e sabe como fazê-los encontrar o melhor dentro de si no treino e na vida. Aqui vale uma alusão aos mestres das artes marciais. Como eles, o respeito do coach é ganho por mérito e não imposto pelo nome na camiseta. Não dedicam-se pela glória, mas sim pela paixão ao esporte e dedicação incondicional à formação do outro.
O coach chega antes e sai depois de todo mundo. Ele é aquele que nos indica o caminho do sucesso e nos encoraja no desafio do inesperado. Ele é aquele que vibra com nossas vitórias, apoia nossas derrotas e nos mostra, dia após dia, o quão melhor podemos ser do que sequer imaginamos.
Aos nossos coaches da familia Studio Cross nosso PARABÉNS!
Equipe Studio Cross Rede de studios especializada em treinamento funcional e cross com quase 10 anos de atuação no mercado fitness.
Comments