top of page
Buscar

COMO PROTEGER SUAS MÃOS DURANTE O TREINO

Peso, barra, magnésio.. Nós sabemos o quanto as mãos podem sofrer no treino, então separamos algumas dicas pra te ajudar a se proteger.


A primeira coisa que você precisa entender é que suas mãos são seu instrumento de trabalho no CrossFit e danificá-las a este ponto pode implicar em vários dias seguidos de treino perdidos ou realizados de forma limitada, afetando diretamente o seu condicionamento.

Hoje listaremos alguns cuidados que você pode tomar para diminuir as chances de abrir e cuidar das suas mãos abertas (se isso for inevitável)


Hidratação das Mãos

Uma pele mais seca, obviamente está mais suscetível à quebra do que uma mais hidratada. Por isso, tente hidratar bem suas mãos, se possível diariamente a noite, com um creme normal para as mãos ou até mesmo umas gotas óleo de coco, que muita gente usa.

Corte ou lixe seus Calos

Quanto mais salientes estiverem seus calos, maiores as chances deles descascarem e abrirem suas mãos. Suas mãos vão abrir exatamente na junção dos seus calos com a parte mais lisa da sua mão.

O melhor momento, claro, é depois do banho quando sua pele está macia e limpa.

Uso Grips ou Luvas

É claro que é muito pessoal e cada um possui suas preferências e se adapta mais ou menos ao modelo ou tipo. Utilizar um desses acessórios, contudo, diminuirá o atrito direto com a sua pele e, por óbvio, reduzirá os danos ou até mesmo evitará que você abra suas mãos.


A forma de segurar a Barra

A forma como você segura a barra, durante movimentos como pull up ou toes to bar, por exemplo, podem aumentar o atrito e gerar bolhas que em seguida irão rasgar e abrir suas mãos.

Consulte seu coach a respeito da maneira mais segura, eficiente e menos agressiva às mãos de segurar a barra, o que também poderá te ajudar.

▪Aparecimento de Bolhas

Mesmo tendo feito tudo isso, ou não, apareceram as bolhas. Furo ou não furo? É sempre uma dúvida. Em casos graves, claro, procure atendimento médico e ele dará a melhor orientação.

Mas se não for tão grave, é claro que manter uma camada de pele ajudará a manter a área limpa e evitará infecções. Então se você pode descansar a área afetada por alguns dias, seria interessante não furar. Se a bolha aparecer no meio do treino, mude o movimento ou tente cobrir com bandagens ou fitas especiais.

▪Proteção da Área e Cicatrização

Uma vez abertas as mãos, você deverá, para tratamento e cicatrização, como primeira opção você deverá procurar atendimento médico. Se não for possível, há algumas opções de pomadas disponíveis no mercado, inclusive, específicas para este tipo de machucado em crossfit, que poderão te ajudar. Além disso, procure proteger a área, especialmente se você for continuar treinando. Utilize primeiro um band-aid e outras fitas indicadas para isso, para que atue como segunda pele e proteja da fricção a área afetada.

A sua evolução depende do quanto você se dedica sim. Mas seja inteligente, às vezes uma parada agora é vital para uma evolução mais rápida no futuro.

 

Equipe Studio Cross Rede de studios especializada em treinamento funcional e cross com quase 10 anos de atuação no mercado fitness.

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page