top of page
Buscar

Crossfit: um treino para emagrecer ou ganhar massa muscular?

Modalidade de treino que une exercícios aeróbicos e de força. Mas afinal qual a finalidade?


Aulas de crosfit ou crosstraning como também é chamado, é um estilo de treino bastante utilizado na preparação física das forças armadas, principalmente nos EUA, este estilo de treino mistura exercícios aeróbicos, com exercícios de força e ginásticos ou calistenicos. Este estilo de treino se espalhou no mundo inteiro e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Uma das bases deste estilo de treino é trabalhar o corpo inteiro com movimentos chamados funcionais, que nada mais são do que movimentos naturais do corpo humano, como correr, abaixar, saltar, puxar e empurrar.

As bases fundamentais do crossfit são: · Exercícios realizados em alta intensidade

· Intervalos curtos

· Exercícios globais

Conversem com seu Professor que ele adaptará o treino de acordo com suas necessidades neste período.

Mas para que serve?

Este estilo de treino por ser muito variado é capaz de proporcionar aos praticantes benefícios como emagrecimento, ganho de massa muscular, definição, condicionamento físico, melhora na capacidade cardiorrespiratória entre outros.


Emagrecimento

Durante as aulas, a frequência cardíaca oscila muito, tendo picos de 80, 90% da frequência cardíaca e momentos de 40% essa oscilação faz com que o corpo entre em um estado de alerta, aumentando a taxa metabólica basal e o gasto calórico. Alguns estudos apontam que esse estado pode durar até 24h após a sessão de treinamento. Desta forma além das kcal perdidas no treino, seu corpo continuará queimando por mais 1 dia.

Ganho de massa muscular

Os treinos envolvem exercícios como fazer barras, flexões, remadas, movimentos olímpicos e etc. Durante o treino realizamos inúmeros exercícios com carga ou peso corporal que vão gerar adaptações musculares e força, fazendo com que você ganhe massa muscular. Por utilizar de muitos movimentos multi articulares (que envolvem duas ou mais articulações) e grandes grupamentos musculares alguns estudos apontam que este estilo de treino também é capaz de aumentar a produção natural de testosterona um dos principais hormônios anabólicos, também devido a movimentos multi articulares e ao treino ser muito variado entre exercícios de força e exercícios aeróbicos muitos estudos vem apontando um aumento da Mtor uma enzima que atua diretamente no crescimento muscular.


Definição


Geralmente quem busca definição muscular, já tem um volume muscular satisfatório, porem também possui uma camada de gordura que não permite que esses músculos apareçam, e quando iniciam em um treinamento aeróbico, tende a emagrecer, perder gordura, mas também acaba perdendo massa muscular por falta de estimulo e por uma dieta muito restritiva. Já durante uma sessão de Cross você passara por exercícios de força e exercícios aeróbicos essa combinação faz com que você perca gordura porem sem deixar de estimular a musculatura, conseguindo atingir a tão sonhada definição muscular.

Independente do objetivo desejado, uma boa alimentação e uma boa orientação no exercício são aspectos fundamentais para definir o seu resultado, procure bons profissionais como os da rede Studio Cross. E aí vamos treinar?

Curtiu nosso post? Continue acompanhando nosso blog!

 

Bruno Nabarro Head Coach no Studio cross 8. Bacharel em educação física e saúde pela USP, mestre de taekwondo. Atua ha mais de 5 anos no mercado.




236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page