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Fortalecimento para corredores de rua

Muitos corredores acreditam que a corrida é o único treino que eles precisam realizar para melhorar seu condicionamento e sua performance. Mas será que é suficiente?



Quando iniciamos no mundo das corridas começamos com provas menores de 5km conforme nos sentimos melhores passamos a correr 10 k, 15 km nos apaixonamos pelo universo da corrida, as provas, colecionamos medalhas, investimos em tênis mais apropriados a pratica, e começam a almejar a correr 21 km até chagarmos a tão sonhada maratona 42 km.


Porém esse processo muitas vezes é doloroso, podendo ocorrer alguma lesão mais grave envolvendo articulações do joelho, tornozelo e quadril, e lesões mais leves como uma distensão na coxa, quem nunca teve?

Você sabia que grande parte das distensões em posterior de coxa (bíceps femural) são causadas por um desequilíbrio de força? Isso mesmo a corrida trabalha bem os quadríceps mas pouco os posteriores e esse desequilíbrio de força pode causar distensões, estiramento e até rupturas.

O que a maioria das pessoas não sabem é que essas lesões de maior ou menor grau são causadas muitas vezes por falta de força, por movimento e postura erradas. Coisas essas que podem ser facilmente evitadas com um treinamento de força! Poxa mas eu comecei a correr porque não gosto de academia, agora você está me dizendo que preciso fazer academia para continuar correndo?


Exatamente!... Mas calma! O treino não precisa ser aquela rotina de musculação, o treinamento funcional tem muito a acrescentar na melhora da resistência, a reduzir a fadiga, a correr mais rápido, a diminuir o risco de lesões, a melhorar e manter a forma adequada durante a corrida e a fazer com que a corrida pareça mais fácil, isso para iniciantes e avançados.


O funcional é uma boa pedida, pois o treino vai muito além de uma série de exercícios para pernas, também é importante fortalecer o core, exercícios de coordenação, respiração e etc. Contando com uma dinâmica que pode ser mais agradável e se o seu foco é a corrida de rua, o treinamento funcional pode ser colocado de 2 a 3x por semana na sua rotina de treino, não tendo a necessidade de frequentar a academia todos os dias, assim o foco fica nas corridas.


Você sabe qual capacidades todo corredor precisa ter?

Todo corredor precisa ter:

  • Força

  • Equilíbrio

  • Coordenação motora

  • Postura

  • Técnica

  • Capacidade cardiorrespiratória

  • Potencia

Converse com seu professor tenho certeza que ele terá o maior prazer em te orientar da melhor forma possível.

 

Bruno Nabarro Head Coach no Studio cross 8. Bacharel em educação física e saúde pela USP, mestre de taekwondo. Atua ha mais de 5 anos

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