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Hipertrofia no Crossfit

Hipertrofia é o tão sonhado crescimento muscular, é possível ter pernas e braços fortes praticando crossfit?


Quando é realizado um treino de força, os seus músculos acabam sofrendo pequenas lesões em suas fibras. Quando o treino acaba, o corpo automaticamente começa a fazer a reparação delas e substituir essas fibras musculares que estão danificadas.

Isso acontece por meio de um processo em que as fibras musculares acabam se fundindo, formando assim novas proteínas musculares e muito mais.

O resultado disso é conhecido como hipertrofia muscular, quando há novas proteínas e miofibrilas se formando, ficando cada vez mais espessas e em maior número, o que formam os músculos grandes e tão desejados.Porém para que esse processo acontece, é preciso que a taxa de síntese de proteína seja maior do que a quebra dela.


É o estresse que causa a destruição dessas fibras musculares, posteriormente é o que causa a hipertrofia muscular. Há duas formas principais de conseguir aumentar ainda mais a hipertrofia no corpo, a sobrecarga e o estresse metabólico.

Sobrecarga

A sobrecarga dos músculos é quando é aplicada uma carga maior do que os músculos estão acostumados a suportar. Isso geralmente acontece quando há o aumento do peso em que se é levantado durante os treinos.


Isso faz com que a química que está dentro dos músculos fique alterada, o que gera músculos maiores, sempre se recriando de modo a suportar a maior quantidade de peso que lhe está sendo imposta

Estresse metabólico

É normal que logo depois dos exercícios físicos você costume sentir uma sensação de queimação nos seus músculos. Isso é chamado comumente de estresse metabólico, que deixa seus músculos temporariamente maiores.

Isso acontece porque as células musculares estão inchadas devido ao acúmulo de sangue, glicogênio, nutrientes e muitos outros compostos. Esse inchaço gerado estimula o crescimento do tecido conjuntivo que envolve os músculos.


É possível fazer um trabalho de Hipertrofia no Crossfit?

O crossfit, nem de longe, é um inimigo da hipertrofia muscular.

Como vimos para acontecer a hipertrofia é necessário que se tenha sobrecarga e stress metabólico o cross é perfeitamente capaz de gerar ambos, afinal, é realizado inúmeros exercícios com carga ou peso do corpo que vão forçar adaptações e gerar ganho de massa muscular (assim como na musculação).

Mas dentro deste âmbito, existem inúmeras variáveis que vão definir quanta massa muscular pode-se ganhar, tais como frequência de treino, que tipo WODs costuma-se fazer com mais frequência, genética e qualidade da dieta.

Algumas pessoas conseguem bons resultados em um curto período de tempo, outras precisam de mais e outras passam anos sem mudanças visíveis. Mas se for reparar, isto também pode acontecer na musculação.



 

Clayton Lima Head coach studio cross 9, Bacharel em educação física

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