top of page
Buscar

O que é EFEITO EPOC?

Você já ouviu falar em efeito EPOC? Sabe o que significa e como se beneficiar deste efeito?


O QUE É? Quando terminamos um treino, nosso corpo precisa de uma quantidade de oxigênio maior que antes de começarmos a treinar. Esse consumo excessivo de oxigênio tem um nome, é chamado de EFEITO EPOC que significa Excess Post Exercise Oxygen Consumption ou consumo excessivo de oxigênio após exercício. PRA QUE SERVE?

O corpo humano, quando em trabalho físico intenso, gera determinados “desgastes” musculares, metabólicos, hormonais e bioenergéticos. O EFEITO EPOC é responsável por vários efeitos orgânicos que ocorrem com o intuito de restaurar o estado de equilíbrio do nosso organismo que foi alterado devido o exercício físico, a este estado de equilíbrio dá-se o nome de homeostase. E com o maior consumo de oxigênio envolvido neste processo o corpo gasta mais energia, ou seja, mais kcal aumentando assim a taxa metabólica.

A utilização de gordura como principal substrato aumentou em aproximadamente 62%, em até 15 horas após a prática dos exercícios (Osterberg KL, Melby CL. 2000).

O QUE CAUSA?

O EPOC é tão falado porque ele mantém sua taxa metabólica elevada por um determinado tempo após o termino do seu treino. Mas veja que interessante, alguns estudos apontoam que após um exercício aeróbico moderado e contínuo o EFEITO EPOC deve durar de 1 à 12 horas, enquanto que para exercícios aeróbios intervalados e de alta intensidade, como o nosso querido Cross a taxa pode se manter elevada de 15 a 48 horas, tal efeito acontece porque o corpo, foi exigido em sua potência máxima e demorará para retornar a homeostase.

 

Rodrigo Evangelista Head Coach no Studio cross 4. Bacharel em educação física Bacharel pela UNICID.

234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page